0
  Login

Dá para montar um e-commerce usando WordPress?

Montar uma loja virtual com WordPress é um dúvida de muita gente que está entrando no universo de e-commerce – tão comum em pequenos negócios. Se você também tem essa dúvida, a gente preparou um conteúdo para você.

Existem vários plugins para transformar o WordPress num e-commerce. Os 2 maiores são:

  • Woocommerce
  • Wp Cart

Você já ouviu falar no Woocommerce?

Não? Pois deveria. É a maior ferramenta de e-commerce do mundo. Só no Brasil, o Woocommerce detém mais de 32% de todas as lojas virtuais “,com.br”.

Pontos Fortes

  • Gratuito
    Você não vai pagar para usar a ferramenta. O código dela é aberto e assim, seu time de desenvolvimento poderá personalizar tudo conforme sua necessidade
  • Rede de plugins gigante
    Muitas personalizações você não vai sequer precisar fazer. Ele já tem uma rede enorme de plugins. Principais exemplos:
    – Integração com meios de pagamentos (Cielo, Pagseguro, Paypal, MercadoPago e outros)
    – Integração com os Correios para preencher endereços e calcular frete
  • Flexível e fácil de mexer
    Como o Woocommerce roda no WordPress, ele segue toda facilidade de mexer do WordPress. Assim, você consegue cadastrar produtos de maneira muito fácil, prática e rápida.

Pontos Fracos

  • Gratuito
    O fato de ser gratuito tanto é um ponto forte, quanto um ponto fraco. Mas esse ponto fraco só deve lhe preocupar quando você estiver vendendo bastante, porque sua loja estará mais visada. E a proteção de dados do Woocommerce é a mesma do WordPress. Assim, as falhas de seguranças são conhecidas de todos. Por isso, é fundamental manter seu site sempre atualizado.
  • Estrutura Profissional
    Em estruturas mais profissionais, você vai precisar de equipes bem distribuídas, com permissões específicas, gerenciamento de estoque, atributos e produtos de maneira mais profissional. Nisso o Woocommerce perde para outras plataformas (nenhuma delas no WordPress)
  • Perfomance
    Para ser tão fácil de mexer e manipular, o Woocommerce consome, por outro lado, bastante processamento. No começo, sua loja não vai sentir isso, mas quando você começar a chegar num tráfego próximo de 1.000 acessos diários, você vai ver que para manter o desempenho da loja, a conta vai crescer bastante.

Resumo

Em resumo, o Woocommerce é uma ferramenta excelente como entrada para o seu negócio começar a vender on-line. Com diversos templates (layouts para sua loja) e plugins, você mesmo consegue colocar sua loja on-line em poucos minutos. Ativar, começar a vender e, ao crescer, profissionalizar e estruturar melhor.

Leave a Reply